terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dica de Passeio – Lapa/ PR

Quem ai já ouviu falar da Lapa? Mas eu não estou falando no RJ, e sim de uma simpática cidade no PR!

É uma cidade de cerca de 45 mil habitantes na região metropolitana de Curitiba. Colonizada por portugueses, faz de sua arquitetura um espetáculo a parte!

Lapa foi cenário de importantes momentos da história brasileira, na Revolução Federalista. Em 1894, foi na Lapa que aconteceu o “Cerco da Lapa” entre tropas republicanas e federalistas. Embora o exército federalista tivesse maior número de combatentes, a corajosa tropa lapiana comandada pelo General Ernesto Gomes Carneiro, lutou e resistiu bravamente por 26 dias. A batalha reuniu 639 homens entre forças regulares e civis voluntários, que enfrentaram as forças revolucionárias de mais de três mil homens.

E é entre este cenário de ruas de paralelepípedos, monumentos, museus e muitos prédios históricos que se passeia na Lapa.

Avenida da cidade

Arquitetura histórica

Praça General Carneiro

Igreja Matriz de Santo Antonio, construída entre 1769 e 1784 é o marco arquitetônico mais antigo da cidade

Theatro São João, inaugurado em 1876, já recebeu a visita do Imperador D. Pedro II

Museu das Armas, onde estão expostas as armas usadas na Revolução Federalista e as usadas pelo Exército Brasileiro durante o Império

Panteon do Heroes

Por estar acostumada a receber turistas, a cidade está cada vez mais preparada para tanto. E foi com este propósito que surgiu a Casa da Vó.



A Loja Casa da Vó na Lapa, tem como ramo principal o comércio de comidas prontas congeladas de fácil preparo. São massas, carnes, molhos e sopas, todos preparados no Restaurante Espaço Único, que possui 30 anos de tradição na cidade. Também agrega produtos locais como bolachas artesanais, geleias e temperos produzidos na Lapa e região. Ainda com intuito de promover os produtos locais e a imagem da cidade histórica, comercializamos artesanato que possuem a Lapa como motivo de inspiração.

E foi para a Casa da Vó que eu produzi estes lindos souvenires que serão comercializados aos visitantes.



Morei na Lapa por quase dois anos e posso dizer que seu povo é muito simpático e hospitaleiro e que a cidade é linda, quase mágica! Como diz meu marido “a Lapa no inverno parece uma cidadezinha europeia”.

Vale muito a pena visitar e conhecer um pouco mais da história do nosso país. Não esqueçam de almoçar no Restaurante Espaço Único (é maravilhoso!), de levar uma boa máquina fotográfica e aproveitar os souvenires da Casa da Vó!


Informações e imagens extraídas do site da Prefeitura Municipal da Lapa.

4 comentários:

  1. Que gostoso ver essas fotos.
    Dá vontade de estar em cada lugar...
    Super beijinho no coração.
    Jana Nogueira| Fanpage| Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é linda mesmo Jana! Uma delícia!!!

      =)***

      Excluir
  2. que linda
    adoro cidades assim
    tenho muita vontade de conhecer o Paraná
    só passei muito rápido quando fui pro RS
    http://jehbennett.blogspot.com.br/
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem Jéh! Lapa é lindo e fica bem pertinho de Curitiba, que é maravilhoso também!!!

      =)***

      Excluir